sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A importânciade Galileu para a filosofia e seus inventos

Galileu teve um papel importância na revolução científica. Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica. Sua importância vai muito além do histórico confronto com a Inquisição. Em torno dele criaram-se muitas lendas e equívocos. Hoje, muitos o admiram os seus inventar o telescópio, o termômetro ou o relógio de pêndulo. Também nunca atirou pesos do alto da torre de Pisa para demonstrar que corpos de massas diferentes caem com a mesma velocidade.Sua maior contribuição à ciência está no estabelecimento das bases do pensamento científico moderno, o método experimental, ressuscitado dos tempos do velho Arquimedes. É por isso que Galileu Galilei é considerado o pai da Física.

Inventos

Compasso geométrico-militar

  
 
Este é um dos instrumentos feito por Galileu em 1597 e vem descrito no Inventario do degli de Galleria Uffizi, n.82 (degli de Archivio Uffizi, Florença) onde é chamado de compasso proporcional de Galileo Galilei.
Este instrumento que não deveria ser confundido com o compasso de redução, é um dispositivo sofisticado e versátil para uso de cálculo. É possível através dele fazer cálculos geométricos e operações aritméticas para comparar os lados de triângulos semelhantes.

 
No campo da Termodinâmica deve ser citado o termoscópio (do grego skopeo que significa "vejo"). Provavelmente, Galileu tê-lo-á inventado em 1592. Era composto por uma esfera oca de vidro  à qual estava conectado um tubo também de vidro.
Aquecia-se a esfera com as mãos e submergia-se a extremidade do tubo num recipiente contendo água. Depois, uma vez resfriada a esfera, a água subia pelo tubo, ficando o seu nível final acima do nível da água no recipiente. Afim de que a observação fosse facilitada, fixava-se ao tubo uma escala com graduações efetuadas de modo arbitrário.
O termoscópio permitia avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível no interior do tubo. A pressão atmosférica afectava também as indicações, já que o recipiente era aberto. O instrumento era simples e inexacto, e no entanto, pode-se dizer, sem exagero, que a termometria científica, e, por conseguinte, a Termodinâmica, tem seu início quando Galileo inventou o seu primeiro termoscópio.
A criação do termoscópio está articulada com a ideia genial de Galileu de avaliar as variações da temperatura por meio da variação de outras propriedades mensuráveis dos corpos. Esta ideia foi conservada quando se começou a passar do termoscópio ao termómetro (das palavras gregas termon que significa temperatura e metron que significa medida).


 
Numa carta de 1610, Galileu conta como construiu a sua luneta astronómica: "Preparei um tubo de chumbo, nas extremidades do qual encaixei duas lentes de vidro, ambas planas de um lado, mas do outro lado uma esfericamente convexa e outra côncava. Aplicando o olho às lentes vi os objectos bastante mais próximos. Pouco depois construi outro telescópio mais perfeito, que aumentava os objectos cerca de sessenta vezes. Por fim, não me poupando a trabalhos nem despesas consegui construir para meu uso pessoal um instrumento tão perfeito que os objectos observados com ele pareciam aumentados cerca de cem vezes."
As observações do céu que Galileu levou a cabo com o seu  telescópio, conduziram à descoberta dos satélites de Júpiter e também a uma maior adesão em relação ao Sistema de Copérnico. Foram descritos fenómenos que foram revelados pouco a pouco devido ao aumento gradual das lentes e que foram ilustrados por Galileo em Sidereus Nuncius.  Os períodos e as frequências de aparecimento dos satélites de Júpiter foram estudados por Galileu de modo a desenvolver um método para determinar longitudes no mar.


   
       
Galileu  adaptou um telescópio para poder ver objectos extremamente pequenos. Entre 1619 e 1624 começou através do telescópio a produzir microscópios ou " occhialini " como os designou. O microscópio de Galileu é composto por um tubo de um telescópio, de tamanho reduzido, fornecido com duas lentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário